Este pequeno teste mostra que nossas idéias sobre felicidade nem sempre são confirmadas por dados de pesquisa. Verifique como você está perto da verdade científica.
São verdadeiros ou incorretos, do seu ponto de vista, as seguintes afirmações? Responda “sim” ou não “e descubra se suas idéias correspondem
a dados de pesquisa científica.
- Lucky ganhou uma grande quantia (mais de um milhão de euros) na loteria é realmente muito mais feliz do que o resto.
- A felicidade é um estado de espírito sereno que momentos de alegria.
- Os crentes geralmente são mais felizes que os incrédulos.
- O grau de felicidade disponível para nós é predeterminado geneticamente (nascemos mais ou menos felizes).
- A beleza é uma fonte de felicidade.
- Pessoas casadas geralmente são mais felizes do que solitárias.
- Você pode tomar uma decisão e ficar mais feliz.
Respostas certas
1.Errado
Estudos em que as pessoas que receberam grandes ganhos participaram, mostram que quando o momento da euforia passa, elas não se sentem mais felizes. Um ano depois, uma pessoa não se sente mais feliz do que antes.
2.Errado
Ambos são a felicidade constituinte, como duas faces da mesma realidade.
3.Certo
As pessoas que levam uma vida espiritual ativa geralmente se consideram mais felizes do que os incrédulos. É verdade, pertencer a qualquer religião tradicional não desempenha um papel decisivo.
4.Certo
A tendência natural de experimentar emoções agradáveis depende do temperamento. Estamos falando de loteria genética. Mas nós, é claro, somos capazes de simular essa tendência.
5.Errado
Aqueles que recorrem aos serviços de cirurgia plástica, algum tempo após a operação, não falam de si mesmas como pessoas felizes, com exceção dos casos quando se trata de feiura severa.
6.Certo
A vida familiar, sujeita a respeito e proximidade mútuos, aumentam o sentimento de felicidade. Enquanto isso, com o nascimento das crianças, essa vantagem pode evaporar.
7.Certo
Você pode construir sua felicidade: depende apenas de nossos esforços, mas de grandes esforços (os cientistas envolvidos no estudo da felicidade avaliam essa oportunidade em 40%). A felicidade depende de.
- Material bem -ser? Não, não em dinheiro felicidade, desde que você tenha o suficiente para satisfazer suas necessidades prementes: comer, ter um teto com a cabeça e estar seguro.
- Status social ou ensino superior? A inteligência não ajuda a se tornar feliz.
- Beleza? Pessoas que todos consideram especialmente atraentes não são de forma alguma o mais feliz (o que as revistas populares estão tentando nos convencer). Você se sentirá mais feliz não porque se tornará mais bonito, mas porque você se amará mais;
- Saúde? Ao contrário de todas as expectativas, mesmo as pessoas que sofrem de doenças crônicas, conseguem se sentir felizes na vida.
O que pode realmente nos deixar mais felizes?
Laços sociais: vida no casamento, um círculo de amigos, a formação de relações que contribuem para o desenvolvimento de uma pessoa (por exemplo, com membros de sua família), desempenham um papel decisivo em nosso senso de felicidade.
Atividade, profissional ou relacionada ao lazer. Nós nos deixamos felizes o que fazemos a nós mesmos.
Fé. Todos os estudos concordam que aqueles que acreditam em Deus se consideram mais felizes (com exceção dos fundamentalistas). Por que é que? Primeiro de tudo, porque essas pessoas esperam apoiar uma comunidade que compartilha os mesmos valores morais e um sistema de crenças benéficas (a vida faz sentido, Deus nos ajuda).
A felicidade está mais relacionada a uma sensação de ser do que com os benefícios materiais.
Quatro rostos de felicidade
- Gozo de sentimentos e senti alegria
- Envolvimento em qualquer atividade significativa (trabalho voluntário, criando filhos. )
- Satisfação com o resultado do que fez
- Equanimidade e desapego em relação ao que está acontecendo
Essas quatro faces indicam como nossa visão da felicidade muda com a idade:
- Infância: alegria
- Juventude: envolvimento
- Maturidade: satisfação
- Velhice: Serenidade
Leia mais sobre essas e outras idéias sobre a felicidade no livro do psicólogo francês Ivalexandra Talmann “Como se tornar feliz. Treinamento expresso. Um sistema único de exercícios de especialistas mundiais ”(Eksmo, 2014).